NoticiasOutros Esportes

RAFA KRÜGER CAMPEÃ DE MOUNTAIN BIKE

Rafaela Krüger Brandão, uma Gravataiense de 15 anos, mais conhecida como Rafa Krüger, conquistou o título do 22° Giro do Champanha de Mountain Bike, modalidade XCM, em evento ocorrido no último domingo, dia 22, em Garibaldi.

A prova teve um percurso de 46 km e foi disputada numa altitude de 1.650 m.

Em agosto, quando completou 15 anos, Rafa sagrou-se vice-campeã da modalidade XCO, do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike, disputado em Sapiranga.

Qual a diferença entre XCO e VCM?

 O XCO é uma modalidade do ciclismo de montanha que une resistência, habilidade técnica e estratégia. É praticada em uma pista.

Já a XCM combina elementos do cross-country e maratona. É uma prova de distância que exige resistência física e habilidade técnica dos ciclistas e contém muitas subidas.

Competições

A prova da modalidade XCO, segundo a ciclista, é uma das mais populares e desafiadoras do ciclismo. Ela conta que foi uma prova rigorosa, com uma subida exigente e de descidas técnicas, onde ela conseguiu ser vice-campeã.

“Foi um ótimo presente de aniversário. Estou chegando cada vez mais perto de meus objetivos”, relatou.

Segundo Rafaela, as duas provas tiveram níveis altos, sendo que a modalidade XCO é uma prova mais rápida, em torno de 1h a 1h30min; enquanto que a XCM é mais longa, de 2h30min a 3h30min. Entre as duas modalidades, ela prefere a XCO.

“Gosto de coisas mais radicais”, afirma. “É mais divertido, pois possui descidas alucinantes e muito técnicas”, comentou

Rafa ficou muito contente e grata ao ver que todo seu esforço e dedicação está trazendo resultados.

“Espero trazer vários títulos para nossa cidade”, comentou.

A ciclista gravataiense treina desde agosto de 2021. Em março de 2022 realizou a primeira prova. Em janeiro de 2023, começou a treinar a sério com seu técnico, quando teve a oportunidade de entrar na Credencie/Galouis/Ferreira/B3L.

Segundo ela, a maior dificuldade são os custos, mas se sente muito agradecida pelos seus patrocinadores.

Rafa acredita que tem muito a evoluir, mas sua expectativa é subir um degrau de cada vez, pois tem grandes objetivos e no próximo ano pretende participar do campeonato brasileiro.

Mais informações no http://esporteemgravatai.blogspot.com.br/