Futebol profissional

Centenário do Cruzeiro

Neste domingo, 14 de julho, o Cruzeiro comemorou seu Centenário com uma grande festa em Cachoeirinha, iniciando com uma carreata, com mais de centena de carros, devidamente identificados com o clube, ao meio dia um almoço no CTG Rancho da Saudade, com a presença da nação Cruzeirista e diversas autoridades do municipio.

História

O Esporte Clube Cruzeiro, fundado no dia 14 de julho de 1913, foi uma agremiação que desbravou o mundo e originou as categorias de base no Rio Grande do Sul.

Inicialmente, alguns simpatizantes  sugeriram o nome de “14 de Julho”, devido ao dia de sua fundação. Porém, um dos fundadores sugeriu que se chamasse E.C. Cruzeiro, sugestão ganhou a simpatia todos presentes na reunião.

Estádios

O primeiro estádio do clube foi na Vila Cruzeiro, que estava localizada na Estrada do Mato Grosso (atual Avenida Bento Gonçalves, no Bairro Partenon).

Em 1920 o Cruzeiro mudou-se para o Caminho do Meio, estádio onde ficou durante 18 anos.

Excursão

No ano de 1929, depois de ter conquistado o titulo da cidade por duas vezes, 1918 e 1921, conquistou o campeonato Estadual, na sua primeira participação.

Um período áureo da entidade foi através do pioneirismo deste clube gaúcho em excursões para a Europa, Ásia e o Oriente Médio, na virada do ano de 1953 para 1954.  Jogou  contra times considerados grandes como Real Madrid, Lazio, Fenerbahçe, Besiktas e Galatasaray SK, além das Seleções de Israel (foi o primeiro time brasileiro a jogar em Israel) e da Turquia.

No dia 7 de março de 1941, o Cruzeiro inaugurou o Estádio da Montanha (no bairro Medianeira), então o maior da cidade, derrotando o São Paulo FC  com mais de 20.000 pessoas presentes.

Outra ação que demonstra a postura empreendedora e de inovação do clube foi, em 1944, a  contratação do técnico húngaro Emeric Hirchl, que trouxe consigo a famosa dupla de atacantes italianos Flamini e Lombardini.

Outros títulos significativos conquistados pela entidade são o  primeiro Torneio Internacional de Páscoa de Mar del Plata, na Argentina, em 1961, e ter-se sagrado o primeiro Campeão da Taça Governador do Estado em 1970.

Estadio da Montanha

Em 1960 ocorreu a venda do Estádio da Montanha, no dia 8 de novembro de 1970, vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Liverpool do Uruguai, muitos torcedores deixaram o local chorando.

Na década de 1970, o clube construiu o Estádio Estrelão (na Avenida Protásio Alves), inaugurado em abril de 1977.

Cruzeiro em Cachoeirinha

Em julho de 2010,  o Cruzeiro fechou uma negociação de uma área de sete hectares em Cachoeirinha, onde está sendo construído o  CT – Centro de Treinamentos, na Betânia, também firmou um acordo com a prefeitura: o novo estádio será construído na área do Pólo Industrial da cidade, no formato de arena, nos padrões exigidos pela FIFA, com 15 mil lugares, credenciando o município a ser  sede de treinamento para alguma das seleções que vão disputar a Copa de 2014.

O  Cruzeiro vai investir um total de R$ 7 milhões na sua transferência para o município ( incluindo a Arena e o Centro de Treinamentos).

Agora é Oficial, o Cruzeiro é de Cachoeirinha

Durante a cerimônia do Centenario do Cruzeiro neste domingo, o prefeito Vicente Pires anunciou, que através de um Decreto, que o municipio de Cachoeirinha reconhece oficialmente o Cruzeiro como clube local. Eis a integra do Decreto:

 

Diario Oficial

Decreto N.º 5416, de 12 de julho de 2013.

“Reconhece clube esportivo do Município”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CACHOEIRINHA, no uso de suas atribuições que lhe confere o artigo 67, inciso IV da Lei Orgânica do Município,

CONSIDERANDO a recente transferência do Esporte Clube Cruzeiro para este Município, com significativos investimentos, inclusive na edificação de um estádio na cidade;

CONSIDERANDO a importância e conveniência de difundir a identidade da agremiação como clube sediado no Município; e,

CONSIDERANDO a freqüente participação do Esporte Clube Cruzeiro em torneios e campeonatos de abrangência que superam os limites do Município;

D EC R E T A

Art. 1º O Esporte Clube Cruzeiro é reconhecido como agremiação do Município de Cachoeirinha, podendo assim se identificar nas competições e eventos que participa.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito de Cachoeirinha, 12 de julho de 2013.

Luiz Vicente da Cunha Pires

Prefeito Municipal

REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE

André Lima de Moraes

Secretário Municipal de Governo

 

 Mais informações no Blog Esporte em Cachoeirinha