Categorias de Base

Paulão na Escola Alzira

A Secretaria de Esporte de Cachoeirinha promoveu uma visita do medalhista campeão olímpico de vôlei Paulão, à Escola Municipal de Ensino Fundamental Alzira Araújo, campeã da Olimpíada Estudantil.

O atual técnico profissional do Canoas, ex-secretário de Esporte de Gravataí, falou aos alunos que participaram da Olimpíada Estudantil, por cerca de uma hora.

Com muita atenção e carisma, Paulão atendeu a todos de forma solícita e transmitiu experiências de vida aos alunos campeões.

– As dificuldades que encontramos não podem ser encaradas como empecilho, mas como motivação para nos fazer crescer. Foi uma das principais frases de Paulão.

O medalhista olímpico ainda comentou um episódio inusitado, que mostra o tamanho das dificuldades que, até mesmo, os grandes campeões enfrentam, em início de carreira.

– Quando comecei na Sogipa, meu primeiro patrocínio foram cerca de cinco reais, do meu técnico, que viabilizou os meus treinamentos. Saía do ginásio e ia na banca comer um cachorro quente. O senhor que atendia falava que, pelo meu tamanho, eu deveria colocar duas linguiças, no cachorro. Como eu não tinha dinheiro, pedia apenas uma. Um dia ele notou que eu não pedia com duas, por não ter condições, e então passou a me cobrar o valor de um cachorro com uma lingüiça, e colocava duas no pão. Foi meu segundo patrocínio. Referiu em tom de brincadeira, Paulão.

Paulão disse que era atleta de handebol e atletismo, e só foi descoberto no vôlei, porque, em uma determinada competição Escolar, viajando com a equipe de handebol, faltou um jogador no vôlei, foi chamado, se destacou e logo foi para a Sogipa.

Finalizando a palestra, Paulão reforçou que nunca foi usuário de cigarro ou qualquer outra droga, estimulando as crianças a se afastarem desses vícios.

– Posso garantir a vocês que, se tivesse tido algum desses vícios, ao longo da carreira, hoje, eu não estaria aqui. Frisou.

Ao final da palestra, Paulão brincou com os alunos, na quadra da escola, distribuiu autógrafos e fez a alegria da criançada.

 

 Mais informações no Blog Olimpiada Estudantil