Marcelo na Coreia do Sul - Bola em Jogo

Marcelo na Coreia do Sul

Nesta reportagem especial para o Blog Bola em Jogo pelo Mundo, apresentamos  a carreira do Treinador Marcelo Alves Vasconcelos hoje na Coréia do Sul.

 

A carreira de Treinador de Futebol faz com que alguns profissionais que não encontraram seus caminhos em nosso país buscam oportunidades em outros paises.

Assim é a carreira do Treinador Marcelo Alves Vasconcelos, jovem 31 anos mas que com seus 14 anos de experiência no meio, já teve oportunidades interessantes, que  marcaram como um profissional qualificado e com vivencia em paises com extremas diferencias tanto organizacionais quanto como visões.

Não jogou futebol a nivel profissional,  mesmo tendo oportunidade para jogar no Corinthians e Santo Andre quando tinha apenas 14 anos, acabou tomando outro caminho, estudar.

Em 1998 ingressou na FIRP – Faculdades Integradas de Ribeirão Pires- onde cursou ate o 4º ano.

Em 2001 onde teve sua primeira oportunidade fora do Brasil. Em um curso do Sitrepesp (sindicato dos treinadores profissionais do estado de São Paulo) conheceu Juan Carlos Flores, que meses depois foi convidado a ir Palestrar para treinadores bolivianos e argentinos por dois meses, e por la ficou quase dois anos.

Em 2004 voltou a faculdade e enfim pode concluir seu curso de Licenciatura e Bacharelado em Educacão Fisica e com um tema muito interessante, o Passe no futebol – Sua importancia no futebol.

Entre 2006 a 2009 a primeira experiencia na Asia, trabalhou por três anos no Japão, em um clube chamado IBFox Sports club.

Em 2011 , a primeira experiencia na Coreia do sul, em dois times colegiais, apesar de serem vizinhos, mas Japao e Coreia possuem diferencas entre a forma de observarem mais o futebol.

No Japão a base , podemos dizer que e sul-americana, onde há o espaço para o improviso com disciplina.

Na Coreia o futebol base é o Ingles , todo sistemático, disciplina tatica e força.               

Em 2012, campeão em Minas Gerais e a volta à Coreia.

Em Minas tive a oportunidade de trabalhar em um clube chamado Real Minas , onde foi campeão na categoria Sub 15 .

Após o campeonato recebi o convite para regressar a Coreia do Sul, foi trabalhar no FC Goyang Sol, na cidade de Goyang,  um clube que trabalha apenas com categorias de base, Marcelo é o responsável pela maioria das categorias, com uma comissao técnica formada por coreanos.

Em breve Marcelo Vasconcelos irá nos passar uma série de reportagens sobre o que esta acontecendo no esporte na Coreia do Sul

 

 Mais informações no Blog Bola em Jogo pelo Mundo