Conheça o CaniCross

O CaniCross é um esporte europeu, Oriundo da Inglaterra,  existe a pouco mais de 10 anos. A atividade consiste na corrida do cão com seu tutor por terrenos do tipo Cross.

Quando essa modalidade chegou aqui no RS?

A modalidade chegou neste ano aqui no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre, quando aconteceu a 1° Corrida e Caminhada Beneficente do Vai Totó no dia 3 de abril/16. Já no primeiro evento, o esporte reuniu mais de 400 participantes e arrecadou 2 toneladas de ração.

A segunda  edição aconteceu  dia 26 de março de 2017 em formato de circuito com três etapas.

Equipamentos  necessários

Para praticar o CaniCross são necessários:

Harness (um tipo de coleira que vai por todo o corpo do cão)

Canicross line (uma guia com amortecedor, com o comprimento máximo indicado de 2,5m)  Waist Belt (cinturão bem amplo especial para proteger as costas do corredor dos possíveis puxões do cão).

Como  iniciar a prática do CaniCross

Antes de começar tanto para o competidor  quanto para o cão, é recomendado avaliação física. A partir disso, sugere-se que o cão aprenda lições básicas de adestramento.

Aqui em Porto Alegre, com exclusividade, a empresa Capaverde Dogrun ensina o esporte e dá treino específico para o cão e o competidor.

Cuidados que o dono deve ter com o seu cão

Cuidados simples e gerais de saúde. Em dias muito quentes é preciso hidratar mais o animal assim como nós mesmos.

Qualquer tipo de cachorro pode praticar o CaniCross?

Não exige raça alguma. Claro que algumas raças terão mais facilidade, como por exemplo o Border. Já os Galgos, são rápidos em percursos curtos e não tem resistência para treinos acima de 1 hr. Mas tudo é costume e objetivo. Se você tem como meta subir morros durante 2 hs, então deve escolher um cão forte, saudável e começar o treino gradativo.

Qual o tipo de piso adequado para correr com o cão?

O CaniCross tem como regra o piso irregular. Mas correr no asfalto é possível, porém não na modalidade. A corrida Dog Run, na Argentina, é um exemplo de dog street. É só no asfalto e não tem regulamentação do CaniCross.

Esporte canicross estreia na Fenasul/Expoleite 2017

Técnicas do esporte CaniCross, equipamentos e a história foram apresentados ao público presente na Fenasul 2017, no Parque Assis Brasil, em Esteio. O objetivo da ação foi promover o esporte que envolve tutores e cães correndo em harmonia.

Chovia forte quando o presidente da Associação Gaúcha de Canicross – AGCani, Maurício Pinzkoski, e as diretoras da entidade, Leticia Casonatto, Rosaura de Marchi e Thais Viera iniciaram a apresentação do canicross. Entraram em pista, um casal da raça whippet  (Magrão e Olívia), uma fêmea da raça pastor alemão (Nikki) e uma outra fêmea SRD, Kira.

A função da AGCani é social

Além da promoção do esporte, a função da AGCani é social já que através de eventos como a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Canicross – realizada pela Vai Totó e que reuniu 600 conjuntos, março do ano passado, em Porto Alegre – a entidade arrecadou mais de 1 tonelada de ração para doação.

Para quem tiver interesse em conhecer o esporte canicross, a AGCani em parceira com a Cusco Equipe de Canicross, realiza os TAC – Treino Aberto de Canicross, às 7h da Redenção (quarta-feira) e no parque Germânia (sexta-feira).

O que é a Vai Totó?

A Vai Totó é uma ação da empresa Age! Comunicação que, através da montagem de eventos customizados, aproxima empresas do seu público foco. A Vai Totó tem três pilares fundamentais: qualidade de vida animal, bem-estar humano e lucro social.

Mais informações no http://esporteemgravatai.blogspot.com.br/